Introdução
No âmbito do Curso de Pós Graduação em Enfermagem do trabalho e na Unidade curricular de Enfermagem do trabalho, foi proposto a realização de um Portfólio.
O presente trabalho – penso poder chamá-lo de Portfólio – surge então no âmbito da Unidade curricular de Enfermagem do trabalho e é o resultado de um Percurso de aprendizagem e formação pessoal, iniciado em Setembro de 2015 e que terminará do ponto de vista académico em Fevereiro de 2016. É um trabalho que estará sempre em aberto permitindo a qualquer momento a adição de documentos pertinentes no que diz respeito às áreas que se encontram abordadas no seu conteúdo.
Partindo do pressuposto de que a formação do enfermeiro se inicia no seu quotidiano e tem continuidade por toda a sua vida na interação com a família, grupos, hospitais e escolas, os trabalhos desenvolvidos na Pós Graduação em Enfermagem do trabalho, visando a construção do saber, estimularam a reflexão, a capacidade de observação e de análise, permitindo assim tornar-me um agente ativo da minha educação. O presente trabalho é assim o resultado de um desafio pessoal, refletindo um percurso de aprendizagem e formação.
Com o objetivo de integrar os conhecimentos adquiridos na Pós Graduação em Enfermagem do trabalho no meu contexto profissional, propus-me elaborar este Portfólio que reflete o meu interesse pessoal sobre a área.
A metodologia utilizada neste trabalho é descritiva e reflexiva. Para além de integrar os trabalhos considerados relevantes realizados nas unidades curriculares serão adicionados outros referentes a reflexões sobre temáticas de interesse pessoal como seja a Enfermagem do Trabalho e as Lesões Músculo-esqueléticas relacionadas ao trabalho. Com vista a enriquecer os conhecimentos teóricos optei por realizar uma vasta pesquisa bibliográfica que aborda também os aspectos legais de relevância para o tema já que a legislação que é transversal a toda a Enfermagem do Trabalho. Este trabalho de pesquisa revestiu-se de enorme importancia pois como refere o Prof. António Sousa Uva “Em Portugal, falar dos riscos profissionais é falar de um problema que muitos desconhecem e ao qual mais ainda estão desatentos.”
Este Portfólio é apresentado sob a forma website, tendo sido utilizado para a sua conceção o webnode. Esta conceção do Portfolio, para além de apresentar uma estrutura flexível em que se pode viajar por todo o documento de uma forma intuitiva tem a vantagem de permitir atualizações constantes (e ao mesmo tempo ouvir um pouco de Jazz!)