Apresentação

O meu nome é José António Pereira Fortunato. Sou casado com uma colega de profissão e tenho dois filhos lindos, o Miguel e o Diogo.

Nasci a 9 Dezembro de 1963, no Hospital de Santiago do Cacém, num período de transição em que a minha família se tinha mudado de Lisboa até ao destino final em Portimão.

Foi aÍ que cumpri o meu percurso escolar até ao 12ª ano, altura em que ingressei no Instituto Superior de agronomia em 1982. Quatro anos depois ingressei na Carreira militar e posteriormente no curso de Enfermagem na Escola De Saúde Militar em Campo de Ourique, que conclui em 1991.

Por questões militares, o destino foi Setúbal. Neste período desempenhei funções no Batalhão do Serviço de Saúde, localizado no antigo convento de Brancanes e em regime de prestação de serviços no Hospital Ortopédico do Outão onde adquiri o gosto profissional por esta área. Mais tarde, em 1994 assumi a coordenação e gestão do Serviço de Saúde Ocupacional para a área de Enfermagem numa empresa de componentes automóveis.

 Em 1998 decidi apostar a sério na carreira de Enfermagem, especialmente nas áreas de interesse, Orto-traumatologia e Saúde Ocupacional, pelo que a experiência Militar terminou antes do tempo expectável e ingressei a título definitivo no Hospital Ortopédico do Outão onde me mantenho até hoje.

No desempenho das minhas funções, para além da paixão que coloco sempre nos meus projetos, procurei sempre desenvolver algumas competências que me caracterizam enquanto pessoa e profissional: espírito de equipa; sentido de organização; responsável; capacidade de liderança e facilidade de adaptação.

Os meus maiores defeitos são a teimosia, a tendência para o controlo e um espirito crítico por vezes desproporcional.

Sinceramente, nesta altura da minha vida, não sentia a necessidade de retomar os estudos, mas por motivos legais fui “motivado” a ingressar na pós graduação Enfermagem do Trabalho. Poderia falar da idade, da falta de tempo pela vida pessoal e profissional totalmente preenchida, mas compreendo que aquisição de mais competências e valorização pessoal pela frequência desta Pós Graduação não é irrelevante.

É mais um desafio a ser cumprido, porque não desisto facilmente.  

Sei que tenho um longo percurso a percorrer, mas sei que já dei o primeiro passo.