PSICOSSOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES - ANÁLISE DE UMA SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA EM CONTEXTO DE TRABALHO
Este trabalho consiste na descrição e análise de uma situação problemática vivida em contexto de trabalho utilizando como suporte os fenómenos psicossociais abordados na Unidade Curricular: liderança, cultura organizacional, motivação e satisfação no trabalho, conflito, relações intergrupais e rutura de contrato psicológico.
Este trabalho integra o Portfolio como representação exemplificativa da mobilização de conteúdos teóricos para uma situação problemática vivenciada na prática profissional. É no contexto da prática, que os profissionais constroem as suas competências, que são manifestações de um saber agir, que tem subjacente o saber interpretar, o saber inovar, o saber antecipar, o saber resolver um problema ou responder a uma solicitação: o saber o que fazer (Benner, 2001). Megre (1998) também refere que «Para que haja competência é necessário que a pessoa saiba mobilizar conhecimentos ou capacidades, de forma pertinente e no momento oportuno, numa situação de trabalho…» (p.9)
Benner, P. “De Iniciado a Perito”. Quarteto Editora, Coimbra. 2001
Megre, P. “ Novas competências numa perspectiva de desenvolvimento profissional “. In Pensar Enfermagem, vol.2, nº2, 1998 Lisboa , pp. 9-15.
Trabalho realizado por: Carla Maria Coutinho Simões; Filomena Nascimento Ferreira; José António Pereira Fortunato; Maria de Deus Costa Ventura